Com o aumento da violência no Brasil, cresce também a procura pela blindagem de carros. O serviço, que não ultrapassava as 3 mil unidades por ano, em 1999, pulou para 5 mil no ano passado. Para 2001, o setor projeta um crescimento de 6 mil novos carros blindados nas ruas de todo país. Porém, muitas pessoas não sabem exatamente o que implica a realização dessas alterações no automóvel, assim como os itens que devem ser verificados na instalação da blindagem no veículo.
O que é a blindagem?
A blindagem de automóveis foi desenvolvida como recurso de proteção para projéteis disparados contra a área externa do veículo. A superfície externa é classificada em duas regiões: opaca e transparente. Na região opaca a proteção é construída com chapas de aço ou com mantas de aramida, um material que absorve a energia do impacto. Na região transparente, o vidro deve permitir a segurança contra o projétil, enquanto preserva o necessário grau de transparência, para não afetar as condições de dirigibilidade e conforto ao dirigir.
Devido à baixa resistência intrínseca dos vidros, a solução consiste em construir placas com camadas intercaladas de vidro e policarbonato, formando assim sanduíches que são capazes de resistir aos projéteis. A escolha dos materiais e sua espessura é feita em função do nível de proteção escolhido. A qualidade dos materiais empregados é fator importante para a obtenção da resistência requerida, diretamente relacionada à segurança da blindagem.
Normatização
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos desenvolveu uma Norma NIJ 0108.01, que estabelece os diferentes níveis de blindagem. A cada nível está vinculada uma quantidade de energia associada ao impacto, que depende da massa, velocidade e calibre (forma) do projétil. São seis os níveis. Por exemplo, a blindagem nível 2 resiste ao calibre 357 Magnum, enquanto a blindagem nível 3 resiste ao calibre 44 Magnum.
No Brasil não há ainda uma norma brasileira NBR sobre o assunto. Estão sendo tomadas iniciativas para a formação de um SubComitê Técnico do Comitê Automotivo CB05 da ABNT, tendo o IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) encaminhado ofício neste sentido. A regulamentação é importante, à semelhança da existente nos EUA e também na Europa, para orientar a qualificação técnica das empresas e melhor atender às necessidades dos consumidores.
Como é realizada?
Para que o veículo possa ser blindado, é necessário desmontar algumas de suas partes para a instalação dos materiais de blindagem. Inicialmente é definido o nível de blindagem (2,3,...), que vai determinar as características dos vidros, mantas e chapas de aço. Em seguida os materiais de blindagem são preparados (cortados segundo as dimensões requeridas) para adaptação em cada tipo de veículo. Aqui é importante que a adaptação recubra toda a superfície do veículo para garantir a segurança de não haver penetração do projétil.
Algumas regiões, em particular, devem receber atenção especial, como a extremidade dos vidros na junção com as portas e carroçaria, onde deve ser previsto um recobrimento de aço (overlap). Deve ser definido se os vidros serão fixos ou móveis, pois os vidros móveis requerem adaptação do mecanismo elevador e exigem cuidados na sua utilização pelo usuário. Em média a blindagem acrescenta ao peso do veículo o equivalente a 2 pessoas adultas.
Caso o perfil de uso do veículo não inclua sua utilização com plena carga (cinco passageiros mais bagagem), o impacto sobre a suspensão e outros sistemas não é significativo. Se o veículo for constantemente utilizado com plena carga, deve ser prevista a adaptação da sua suspensão durante o processo de blindagem. Uma vez concluída a instalação dos materiais, o veículo recebe novamente seu revestimento interior e o acabamento para preservar sua aparência original.
Como adquirir o serviço?
Ao adquirir um serviço de blindagem de veículo, o consumidor deve esclarecer algumas informações sobre a blindagem, a garantia da qualidade do serviço e as orientações aplicáveis para o uso correto do veículo. Deve-se definir junto à empresa executora da blindagem o nível de proteção requerido e esclarecer as opções disponíveis de serviço (vidros móveis ou não, alteração da suspensão, revisões pós serviço etc.). Verificar as condições de garantia e de contrato (prazos, condições de pagamento, entre outras).
Também é importante solicitar referências que demostrem a experiência no serviço e nível de satisfação dos clientes. As empresas prestadoras deste serviço devem realizar a qualificação dos seus fornecedores de materiais de blindagem, verificando através de testes balísticos reais (periódicos) a sua resistência. Empresas que possuem certificados de qualidade, devem ter implementado controle nos seus processos, o que confere maior confiabilidade no resultado do serviço.
A empresa que realizou a blindagem deve fornecer ao cliente as informações necessárias para o uso correto do veículo, e sua manutenção. Deve explicar com clareza as condições de garantia e esclarecer dúvidas de operação. A depender do nível de blindagem e optando por ter vidros móveis, o usuário deverá ser alertado para não bater a porta com os vidros parcialmente abertos, por exemplo. Ao fazê-lo, o usuário poderá provocar danos aos vidros ou pontos de fixação. Esta é uma condição normal devido ao peso do vidro, e não é uma deficiência do projeto ou execução do serviço (condição de contorno de engenharia).
segunda-feira, 10 de março de 2008
Como escolher a blindagem do carro
Marcadores: Automóveis
Postado por Mim às 09:48
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